Como saber se o meu filho esta doente?
Como pai, saber quando o seu filho está doente pode ser uma experiência difícil e stressante. Pode ser difícil determinar se o seu filho está apenas com uma dor de barriga passageira ou se está sentir-se genuinamente doente. Para o ajudar a detectar se o seu filho está doente, aqui estão algumas dicas a serem consideradas.
Primeiro que tudo, preste atenção ao comportamento do seu filho. Ele parece mais lento do que o normal? Ele está a dormir mais ou a ter problemas para se levantar de manhã? O nível de energia dele é significativamente menor do que o normal? Estes são todos avisos mportantes de que ele pode estar adoentado.
Outro indicador-chave da doença é o apetite. O apetite do seu filho parece fora do normal? Talvez ele não esteja a comer tanto como de costume ou de repente desenvolveu um gosto por coisas mais doces. A perda ou aumento do apetite pode ser um sinal precoce de doença, portanto, fique atento a isso.
Preste também atenção às mudanças de humor dele. Ele está mais rabugento do que o normal? Ele está a exibir sinais de irritabilidade ou raiva? Se o estado emocional dele parecer fora do comum, é uma boa ideia verificar e garantir que tudo está bem.
Quando se trata de sintomas físicos, eles normalmente são os mais reveladores quando se trata de avaliar a saúde do seu filho. Fique atento a febre ou arrepios, tosse ou espirros persistentes, dor de garganta, dores de cabeça intensas, vómitos ou náuseas, erupções cutâneas, caroços ou inchaços incomuns no corpo e, claro, pequenos arranhões ou hematomas. A maioria das doenças vem acompanhada de algum tipo de sintoma físico, por isso fique sempre atento a qualquer alteração.
Finalmente, se o seu instinto lhe está a dizer que algo está errado, ouça-o! Tente conversar com seu filho para ver se ele está a apresentar algum sinal ou sintoma de doença ou se ele tem alguma queixa. No final de contas, você conhece o seu filho melhor do que ninguém e tem um sexto sentido quando se trata da saúde dele, então, sempre confie sempre no seu instinto.
Não importa o que aconteça, se notar alguma mudança subtil ou drástica no comportamento ou estado físico do seu filho, não hesite em visitar o seu médico para uma avaliação mais correcta. É sempre melhor jogar pelo seguro e obter uma opinião profissional do que arriscar a saúde do seu filho.